PARA EDUCAR, UM MANIFESTO
JOGO COMPOSTO POR OITO PEÇAS, QUATRO PARES, DE APROXIMADAMENTE 6 CM X 6 CM CADA UM, COSTURADO MANUALMENTE COM LINHAS COLORIDAS DE ALGODÃO SOBRE PLÁSTICO. DEVE SER JOGADO COM UM RESPONSÁVEL QUE CONDUZIRÁ CONSCIENTIZANDO A CRIANÇA.
O JOGO DA MEMÓRIA É POPULARMENTE CONHECIDO POR SER UM JOGO PUERIL E TER O INTUITO DE MEMORIZAR OS PARES; POPULARMENTE, TAMBÉM, O INFANTIL ESTÁ IMAGINARIAMENTE LIGADO À ÍCONES: ERA UMA VEZ, EM UM REINO TÃO, TÃO DISTANTE, UMA PRINCESA QUE ACEITOU UMA MAÇÃ DE ALGUÉM QUE A QUERIA MAL E, AO MORDER, TEVE UM SONO TÃO, TÃO PROFUNDO QUE O PRÍNCIPE A DEVERIA BEIJAR PARA ACORDAR. DESSA FORMA, PODEMOS NOS PERGUNTAR: O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO A MEMORIZAR? DEVEMOS QUESTIONAR A LINGUAGEM, DEVEMOS TER ATENÇÃO NAS OFERTAS, RESPEITAR QUEM ADORMECE, QUE O ERA UMA VEZ NÃO NECESSARIAMENTE DEVE CONDIZER COM CONTOS DE FADAS E QUE PRÍNCIPES E PRINCESAS NÃO NECESSARIAMENTE PRECISAM DE PRINCESAS E PRÍNCIPES. SENDO ASSIM, DESENVOLVI UM JOGO DA MEMÓRIA QUE, AO ENCONTRAR O PAR DOS ÍCONES CONDIZENTES, FOSSE MEMORIZADO OS ENSINAMENTOS PROPOSTOS.
BOA MEMÓRIA!
BOA MEMÓRIA!
O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTES VISUAIS I, DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, DE MODO A INTERLIGAR O ENSINO COM EDUCAÇÃO SEXUAL. O USO DO MATERIAL PLÁSTICO FOI ESCOLHIDO PARA AS CRIANÇAS TATEAREM E MANUSEAREM SEM PERDER A INTEGRIDADE DO JOGO E A ESCOLHA DAS LINHAS, ALÉM DE TRAZEREM SENSIBILIDADE E POTENCIALIZAR O TATO, CONDIZEM COM A PESQUISA DAS LINHAS RÍGIDAS, MALEÁVEIS E DE FUGA, DE GUILLES DELEUZE E FÉLIX GUATARRI.